Tomar café diminui pela metade risco de morte de que tem HIV e hepatite C, diz estudo

Pesquisa identificou que evitar cigarro e praticar atividade física também ajudam

Publicado em 29/09/2017
Tomar café 3 vezes por dia diminui riscos de morte para pacientes de HIV e hepatite C
Mesmo café descafeinado pode ter efeito benéfico para pacientes

Tomar café três vezes ao dia reduz pela metade o risco de mortalidade de quem tem HIV e hepatite C ao mesmo tempo, revelou um estudo.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Segundo a pesquisa francesa, publicada no Journal of Hepatology, pessoas que têm os dois vírus combinados têm mais chances de apresentar doenças graves no fígado, problemas cardiovasculares e câncer. 

Além de tomar café, parar de fumar e ter um parceiro estável também foram condições favoráveis a reduzir o risco de complicações nesses pacientes. 

O estudo acompanhou 1.028 pessoas que vivem com HIV e hepatite C ao longo de cinco anos. "Eu acho que precisamos monitorar melhor o consumo de café, juntamente com outros comportamentos, como o consumo de álcool, o tabagismo, a atividade física e propor intervenções aos nossos pacientes que facilitem comportamentos saudáveis ??mesmo após a eliminação da hepatite C", disse a pesquisadora responsável Dominique Salmon-Céron.

E para que fica sem sono quando toma café, um alento. "Nós também sugerimos que aqueles pacientes que não podem tolerar uma alta ingestão de cafeína devem considerar beber algumas xícaras de café descafeinado por dia", disse a cientista.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.