Criança está há oito anos e meio 'curada' do HIV

Paciente recebeu antirretrovirais por 40 semanas e, desde então, não apresenta o vírus no organismo

Publicado em 24/07/2017
Criança de nove anos está 'curada' do HIV/aids na África do Sul
Vírus não é mais detectado na criança há mais de 8 anos

Uma criança de nove anos está a cerca de oito anos e meio livre do HIV, o que é chamado pelos cientistas de uma "cura virtual".

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A criança - cuja identidade não foi divulgada para preservá-la - contraiu o vírus HIV da mãe, em seu nascimento, na África do Sul.

A partir de nove semanas de vida o bebê passou a receber terapia com antirretrovirais. Os níveis do vírus ficaram indetectáveis e após 40 semanas o tratamento foi interrompido. Desde então, a criança não apresentou mais o vírus no sangue.

"Nós não acreditamos que a terapia antirretroviral sozinha possa levar à remissão [do vírus]", disse a médica Avy Violari, chefe de pesquisa pediátrica da Unidade de Pesquisa de HIV Infantil de Joanesburgo.

"Nós realmente não sabemos qual é a razão pela qual essa criança conseguiu remissão - acreditamos que é genético ou algo haver com sistema imunológico", completou.

O desafio agora é descobrir exatamente porque a criança está livre do vírus para replicar isso em uma vacina.

Antes dela, um bebê do Mississippi, nos Estados Unidos, passou 27 sem precisar de tratamento até o HIV reaparecer em seu sangue e um paciente francês ficou 11 anos sem necessitar de antirretrovirais.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.