Brasil começa a distribuir novo medicamento para HIV

Dolutegravir substitui o efavirenz para os pacientes que tiveram efeitos colaterais e também em novos diagnósticos

Publicado em 03/02/2017
Dolutegravir é novo medicamento contra HIV no Brasil
Governo brasileiro conseguiu 70% de desconto no preço de mercado do medicamento

Desde janeiro está sendo distribuído em vários Estados do País e no Distrito Federal o dolutegravir 50 mg, medicamento que faz parte do tratamento do HIV.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O objetivo do Ministério da Saúde é que 100 mil pacientes integrem o novo tratamento de forma gradativa. Por enquanto, foram distribuídos 27.862 frascos e 835.860 comprimidos.

O tratamento consiste em uma dose diária de um comprimido de dolutegravir e um de tenofovir + lamivudina (dois em um). Devem receber essa combinação de medicamentos novos pacientes (pessoas recentemente detectadas com o vírus) e aqueles que apresentaram efeitos colaterais ao efavirenz.

A dolutegravir estava restrito a países de alta renda, por causa de seu custo. Entretanto, o governo brasileiro negociou e conseguiu comprar o medicamento com desconto de até 70% do valor de mercado, de US$ 5,10 para US$ 1,50 por pílula.

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2016, entre janeiro e outubro do ano passado, 34 mil novas pessoas entraram em tratamento contra o HIV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, há 489 mil pessoas em tratamento no Brasil.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.