A revista Billboard Brasil resolveu listar algo bastante complexo: os 50 artistas internacionais mais completos da música.
Curta o Guia Gay Salvador no Facebook
Mais completos como? Bom, a publicação pediu que 12 críticos e jornalistas de música dessem nota para dezenas de artistas em nove critérios.
Foram avaliados presença de palco, carisma, quantidade de hits, versatilidade da imagem, relevância, voz, capacidade de reinvenção, exposição e uso da internet.
Pode-se questionar ausência de nomes (cadê Cher? Barbra Streisand?), mas não dá para negar que o rol dos 50 escolhidos é repleto de artistas talentosos e relevantes. David Bowie ficou no topo da lista. Com 8,73 pontos, o "Camaleão do Rock" teve como destaque a sua relevância, critério no qual obteve nota 10.
Bowie foi seguido por Michael Jackson, Paul McCartney e Mick Jagger. Em 5º lugar ficou a mulher mais bem colocada da lista, Madonna. A artista conquistou 8,33 pontos ao todo e seu ponto alto foi a relevância - 9,67 pontos.
Depois de Madonna, as outras cantoras listadas foram: Beyoncé (6º), Lady Gaga (10º), Shakira (19º), Rihanna (22º), Taylor Swift (29º), Tina Turner (32º), Amy Winehouse (34º), Whitney Houston (35º), Aretha Franklin (36º), Britney Spears (38º), Björk (45º), Nina Simone (48º) e Katy Perry (50º).
Há quatro cantores abertamente gays na seleção. O mais bem colocado e único no Top 10 foi Freddie Mercury (9º). Ele é seguido por Elton John (17º), Little Richard (40º) e Morrissey.(44º). A lista completa dos 50 nomes você tem no site da Billboard Brasil.