Livro acompanha como jornais retratam LGBT na Bahia

Obra de Eder Luis Santana tem lançamento nesta quinta em Salvador

Publicado em 09/05/2018

Será lançado nesta quinta-feira 10, em Salvador, o livro LGBT como Pauta do Jornalismo: Visibilidades e Limitações, assinado pelo jornalista Eder Luis Santana.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A obra revela como dois jornais da Bahia retrataram a diversidade sexual e de gênero em sua cobertura durante um ano.

O livro é dividido em quatro capítulos: política, direitos civis, celebridades e violência. Ao longo de 12 meses, todo o conteúdo publicado foi coletado para, em seguida, ser problematizado a partir de autores que debatem gênero e sexualidade em diferentes áreas das Ciências Sociais.

 Os jornais escolhidos para análise foram A Tarde e Massa!, ambos com ampla circulação na capital baiana. "O objetivo é mostrar como as notícias servem de instrumento às reflexões mais profundas ligadas ao universo LGBT", afirma Santana.

"Se pensarmos o jornal como ferramenta legitimada para narrar nosso presente, podemos projetá-lo também como um produtor de narrativas que devem ser problematizadas. O jornalismo é um poderoso produtor de subjetividades."

Mestre em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o escritor trabalhou em jornais diários como repórter, editor e blogueiro, além de ter experiência como freelancer em veículos de circulação nacional.

O livro LGBT como Pauta do Jornalismo: Visibilidades e Limitações reúne seu trabalho de pesquisa feito durante o mestrado, quando integrava o Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS).

À frente do lançamento está a Editora Devires, criada em 2017 com o objetivo de publicar dissertações e teses acadêmicas voltadas à área de gênero e sexualidade em diálogo com estudos queer, pós-coloniais, subalternos, transfeministas, dentre outros.

"Lançar um livro focado no jornalismo é importante não apenas por analisar o modo como a mídia pode reproduzir padrões normativos de sujeitos, mas também porque contribui com a formação de profissionais de comunicação pautados na ética e no compromisso social", comentou o fundador da Devires, Gilmaro Nogueira.

O lançamento acontece no auditório da Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, a partir das 8h20. A entrada é gratuita.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.