Quase metade dos gays sofre violência dos maridos, diz pesquisa

Estudo concluiu que homofobia internalizada é um dos motivos das agressões e abusos

Publicado em 17/07/2018

Um estudo recém-publicado mostra que gays estão sujeitos à violência doméstica na mesma proporção que as mulheres, ao menos nos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

Pesquisa realizada com 320 homens (160 casais) descobriu que 46% relataram alguma forma de abuso dos parceiros no último ano, incluindo violência física e sexual, abuso emocional e comportamentos controladores.

"Se você olhar apenas para a violência física e sexual em casais do sexo masculino, é cerca de 25 a 30 por cento, aproximadamente o mesmo que as mulheres", disse o autor do estudo, Rob Stephenson, ao site WebMD.

O médico diz que a sociedade está presa na representação mental da violência doméstica como sendo uma vítima mulher e um abusador homem, "mas existem outras formas de violência doméstica em todos os relacionamentos".

Stephenson aponta que a violência entre homens pode aumentar o risco de infecção pelo HIV porque as vítimas podem ter pouco ou nenhum controle sobre uso de preservativo.

Há também uma falta de comunicação sobre o status de HIV e a prevenção à doença em relacionamentos abusivos, diz o pesquisador.

Além dos fatores que também são comuns em abuso doméstico nas relações héteros - como dinheiro, desemprego e uso de drogas - o estudo encontrou uma associação entre homofobia internalizada e abuso entre casais gays.

"O estresse de lutar contra sua identidade sexual pode levar um homem gay a inflingir abuso físico ou emocional a um parceiro", explica.

O pesquisador dirige o Centro de Sexualidade e Disparidades em Saúde da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e o estudo foi publicado na edição de julho da American Journal of Men's Health.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.