Órgãos do governo da Bahia passam a respeitar nome social de trans

Regra abarca documentos oficiais, prontuários e fichas de atendimento, por exemplo

Publicado em 24/03/2017
nome social trans bahia travesti transexual
Medida inclui áreas tais como saúde, educação e assistência social 

A Bahia ganhou importante marco na cidadania de travestis e transexuais. A partir desta sexta 24, todos os órgãos estaduais, tais como instituções de ensino, rede de saúde e em assistência social, deverão tratar pessoas trans de acordo com sua identidade de gênero e tratá-las pelo nome social. 

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

A medida está no decreto número 17.523 e foi assinada pelo governador Rui Costa (PT). Dentre as determinações estão vedação a uso de expressões pejorativas e discriminatórias, e uso do nome social em registros dos sistemas de informação, de cadastros, serviços, fichas, formulários e prontuários. Para ter esse direito, a pessoa trans deve fazer requerimento. 

Mais
>>> Uneb reconhecerá nome social de professores e alunado trans

No caso de menores de idade, só será aceito o pedido se houver autorização dos pais ou responsáveis. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) reconhece o direito ao respeito à identidade de gênero desde 2014. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.